Hospedagem

terça-feira, 29 de abril de 2014

Recompensas em Fugas: Estatísticas

Qualquer piloto que esteja em busca dos 5000 pontos nas Conquistas já se deparou com o dilema de onde conseguir grana suficiente para adquirir até 10 carros nas coleções de marcas ou ainda quantas peças (desempenho e aftermarket) além de skills serão necessárias para as suas devidas conquistas. E uma das maneiras mais rápida e fácil de completá-las é realizando fugas em equipe.

Fugas em equipe além de fornecer dinheiro, oferecem powerups, skills, peças e ainda mais dinheiro em recompensas nas cartas. O objetivo deste post é mostrar quais as probabilidades de cada uma dessas recompensas vir ao final de uma fuga, bem como poder prever uma série de outras possibilidades. Exemplo: quantas fugas serão necessárias para arrecadar 100 nitros, ou ainda quantas fugas serão necessárias para conseguir ao menos 5 peças pro/ultra.


Lembrando que as cartas analisadas nas recompensas são douradas - ou seja, todos os pilotos finalizaram a corrida. No total, 843 fugas foram realizadas na High Stakes. No link abaixo você pode conferir os prints das recompensas obtidas e os dados já organizados:

Printscreens: [http://goo.gl/ju07nU]
Dados no Excel: [http://goo.gl/NW2czn]

Dados Gerais

Gráfico geral: porcentual de cada elemento que aparece no final da fuga como recompensa

Entendendo o gráfico: Observe que a maior parcela de recompensas referem-se à nitro, cash e aftermarket que englobam 47% das recompensas obtidas. Quanta às fatias mais nobres da pizza que envolvem skills e peças temos apenas um montante de 26%. O restante compõe-se de powerups pouco utilizados como ready e slingshot.


Dicas:
  • Recebe-se muito pouco juggernaut em uma fuga. Ou seja, cuidado para não acabar com seu estoque de juggernauts visto que sua taxa de reposição é de 1 powerup para cada 3 fugas! A mesma proporção é válida para o emergency evade.
  • Outro powerup que merece parcimônia em seu uso é o run flat: recebe-se em média, 3 a cada 10 fugas.
  • Ao longo de 843 fugas foram adquiridos em cartas um total de $1.555.000 (mais que um jackpot de cash). Em média, por fuga realizada, você recebe em cartas o valor aproximado de $ 1.845.
  • Dois jackpots foram obtidos em recompensas, um de ready e outro de juggernaut. Observe que a chance de receber um é ridícula: ~0,25%.
  • Caso deseje repor o nitro gasto em conquistas de corridas em classe será necessário realizar 140 fugas para angariar cerca de 100 nitros.
Aftermarket


Entendendo o gráfico: Recebe-se em proporções semelhantes, placas, películas, neon, kit rebaixamento e aros. No total foram arrecadados 134 peças aftermarket. Desta maneira, para arrecadar 100 peças aftermarket somente realizando fugas será necessário fazer algo próximo de 630 fugas em equipe.


Peças


Entendendo o gráfico: Um fato bastante interessante pode ser notado neste gráfico. Peças pro e ultra representam exatamente 1/3 do montante de peças que são recebidas nas recompensas. E mais: a razão de peças ultras recebidas em recompensas (com sua implementação no jogo) foi descontada na razão de peças pro. Logo, a inserção de mais um nível de peças não resultou em um ganho maior de peças e sim em um leve incremento na "qualidade" das recompensas.


Skills


Entendendo o gráfico: A mesma lógica utilizada na distribuição estatística de peças pode ser utilizada aqui também. Observe que skills de drag "roubam" um pedaço da pizza na distribuição de skills que seriam do modo racer. Isso explica porque é mais fácil receber uma skill explorer ou pursuit do que uma skill racer. Percebe-se claramente, também, porque é tão complicado ganhar uma skill de drag: 1 a cada 25.


Skills: mais detalhes

Clique para ampliar

Entendendo o gráfico: Em 843 fugas apenas uma skill 4 estrelas contabilizada. Portanto se deseja skills desse nível não irá arranjar tão fácil realizando fugas. O número de skills 3 estrelas embora um pouco maior, não são abundantes, além de ser em proporção bem inferior à soma das skills 1 e 2 estrelas.


Esteja ciente que todas as possibilidades podem estar sujeitas a pequenas variações e não irão obedecer rigorosamente aos dados apresentados nas tabelas acima. Tais dados servem para desmistificar a ideia da premiação randômica nas recompensas além de permitir ao jogador uma ótima fonte de planejamento.

Por: Lennike